identidade visual é uma construção de vários elementos gráficos e visuais responsáveis por criar uma atmosfera a respeito de quem é a empresa, quais são seus valores e até mesmo como ela vê o mundo e a sociedade.

Dessa forma, a marca será reconhecida nos momentos de compra e tomadas de decisão como um todo.

O conjunto de aspectos que forma a identidade visual vai muito além de um cartão de visita para atrair possíveis clientes de forma esteticamente superficial: pense nela como basicamente a “personalidade” de uma empresa sintetizada e exposta ao mundo.

Por isso, quanto melhor, mais caprichada e compreensível for a estratégia, mais espaço a marca ganha no dia a dia do consumidor. Existem empresas que trabalham sua identidade visual tão bem ao ponto de serem reconhecidas apenas por suas cores!

Alguns dos principais elementos que compõem o desenvolvimento de uma identidade visual são o logo, tipografia, paleta de cores, materiais de divulgação (flyers, cartazes e malas-diretas, papel timbrado, uniforme) e, mais recentemente, elementos das redes sociais como imagens dos posts, avatar e a capa.

 

A identidade visual também envolve percepção de valor e é capaz de dar destaque e personalidade a uma empresa. Para isso, precisa ser única e diferente das outras do mesmo ramo, para que não confunda os consumidores. 

Ninguém gosta de se sentir enganado ao comprar um produto de uma marca pensando que fosse de outra, tamanha semelhança visual. 

Outro benefício de uma identidade visual alinhada aos valores da empresa é a imagem de profissionalismo que é passada, que gera interesse e confiabilidade.

Independentemente do tamanho de uma empresa, é fundamental definir o público-alvo antes de construir essa ponte de comunicação. Como o adequado conceito da identidade visual é o elemento principal para diferenciar e classificar empresas, ela precisa ser muito bem pensada e definida de acordo com missão e valores da organização. 

Dessa forma, o consumidor consegue diferenciá-la das outras e cria laços emocionais e psicológicos verdadeiros com a marca. Isso pode ser o motivo que fará uma pessoa optar por uma marca, por conta desta identificação, e não pelo concorrente.

De forma subjetiva, a identidade visual é responsável por gerar forte sentimento de identificação, confiança, pertencimento e engajamento em relação à marcas. Quer jeito melhor de crescer e gerar vendas?

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