A identidade visual é uma construção de valores para sua empresa.

Os elementos gráficos e visuais são responsáveis por criar uma atmosfera a respeito de quem é a empresa.

A identidade visual explica quais são seus valores e até mesmo como sua empresa vê o mundo e a sociedade.

Através da identidade visual, a marca será reconhecida nos momentos de compra e tomadas de decisão como um todo.

O conjunto de aspectos que forma a identidade visual vai muito além de um cartão de visita para atrair possíveis clientes de forma esteticamente superficial: pense nela como basicamente a “personalidade” de uma empresa sintetizada e exposta ao mundo.

Por isso, quanto melhor, mais caprichada e compreensível for a estratégia, mais espaço a marca ganha no dia a dia do consumidor.

Existem empresas que trabalham sua identidade tão bem ao ponto de serem reconhecidas apenas por suas cores!

Alguns dos principais elementos que compõem o desenvolvimento de uma identidade visual são o logo, tipografia, paleta de cores, materiais de divulgação (flyers, cartazes e malas-diretas, papel timbrado, uniforme), layouts e banners para websites  e, mais recentemente, elementos das redes sociais como imagens dos posts, avatar e a capa.

Mesa de designer desenvolvendo uma identidade visual com um computador, tabela de cores, bloco de anotações, canetas e regua

Identidade visual é muito mais.

Agrega valor

Envolve percepção de valor e é capaz de dar destaque e personalidade a uma empresa.

Para isso, precisa ser única e diferente das outras do mesmo ramo, para que não confunda os consumidores. 

Transmite clareza

Ninguém gosta de se sentir enganado ao comprar um produto de uma marca pensando que fosse de outra, tamanha semelhança visual. 

Demonstra profissionalismo

Outro benefício de uma identidade visual alinhada aos valores da empresa é a imagem de profissionalismo que é passada, que gera interesse e confiabilidade.

Cria seu diferencial

Como o adequado conceito da identidade visual é o elemento principal para diferenciar e classificar empresas, ela precisa ser muito bem pensada e definida de acordo com missão e valores da organização. 

Define o público

Independentemente do tamanho de uma empresa, é fundamental definir o público-alvo antes de construir essa ponte de comunicação.

Com sua identidade bem formada, o consumidor consegue diferenciá-la das outras e cria laços emocionais e psicológicos verdadeiros com a marca.

Isso pode ser o motivo que fará uma pessoa optar por uma marca, por conta desta identificação, e não pelo concorrente.

De forma subjetiva, ela é responsável por gerar forte sentimento de identificação, confiança, pertencimento e engajamento em relação à marcas. Se acha que ainda não é o bastante, veja a opinião do SEBRAE sobre o assunto.

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